Rotary e Shelterbox se mobilizam para ajudar o Haiti

O Furacão Matthew que atingiu o Haiti na última terça-feira (04/10), deixou centenas de pessoas mortas e muitas outras desabrigadas. O país, que foi devastado por um terremoto em 2010, ainda não havia se recuperado completamente.

Estima-se que a tempestade tenha afetado 330.000 pessoas, incluindo 6.400 que foram deslocadas para um abrigo temporário. Danos extensivos às principais pontes e outras redes de transporte deixaram algumas áreas isoladas e vulneráveis. Chuvas torrenciais resultaram em enchentes e deslizamentos de terra, e a água contaminada ameaça causar uma onda de cólera e outras doenças transmitidas pela água.

Uma equipe assistencial da ShelterBox, formada por voluntários do Canadá, Inglaterra, Nova Zelândia e Estados Unidos, está viajando a Porto Príncipe, capital do Haiti, para avaliar os danos e decidir a melhor forma de ajudar os desabrigados. A instituição é parceira de projetos do Rotary em casos de desastres naturais.

A ShelterBox tem suprimentos limitados no Haiti e está trabalhando com o exército holandês para abastecer o país, e explorando uma parceria com a ACTED, uma agência não governamental francesa com a qual a já trabalhou no passado.

O Furacão Matthew é considerado o pior a atingir o Haiti em mais de 50 anos, registrando ventos que chegaram a 230 quilômetros por hora.

O Grupo Rotarianos em Ação para Assistência em Casos de Desastre e o Distrito 7020 estão coletando doações para ajudar o Haiti.

Se quiser contribuir, envie um e-mail para [email protected].

Fonte: My Rotary

Texto: Giovani Vitória | Jornalista/Rotariano | Rotary Club Hermann Blumenau | Presidente da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4650 | Gestão 2016-2017

Localizar site dos clubes